Clique!

 
Matérias

11 de outubro de 2002

TI em Curitiba

A capital do Paraná se destaca na área de TI e oferece oportunidades para profissionais do setor. Conheça mais esse mercado promissor

Por Pamela Lang


Em julho desse ano, Curitiba tornou-se a primeira cidade a receber o prêmio "Pólo de Informática" concedido pela revista InfoExame, pelo desempenho de suas empresas de tecnologia.

Segundo o "ranking" da revista, o conjunto de empresas de TI sediadas em Curitiba apresentou, em 2001, um faturamento de U$ 1,2 bilhão, representando um crescimento de 21% em relação ao ano 2000.

Não é à toa que o Paraná é, hoje, o segundo pólo de produção de software do País, com cerca de 700 empresas, quase todas situadas na região metropolitana. É por tudo isso que a equipe do TI Master resolveu traçar um perfil do mercado de trabalho de TI em Curitiba.

Os consultores de RH entrevistados para essa matéria não chegaram a um consenso sobre a carência de mão-de-obra especializada em TI em Curitiba. De forma geral, pode-se dizer que algumas áreas de TI estão mais em alta do que outras, embora o mercado não esteja tão promissor como no ano 2000.

- Estão sendo instalados centros de desenvolvimento de software em toda a região Sul, o que aumentou a demanda por profissionais de TI. No entanto, em nível macroeconômico, essa demanda não se compara com a que havia em 2000 - opina o Vice-presidente da consultoria de RH ASAP Executive Recruiters, Gino Oyamada.

O diretor regional do Grupo Foco, Adriano Araújo, é mais otimista e afirma que o mercado vem crescendo muito desde o começo deste ano, embora não acredite que a instalação do centro de desenvolvimento de Software da Microsoft no Paraná tenha exercido qualquer influência sobre isso.

Já o diretor da consultoria De Bernt Entschev – uma das maiores do Paraná -, Bernt Entschev, faz outra análise:

- O mercado está em crise em Curitiba, como em todo o Brasil. Nesse momento, o número de desempregados é um pouco menor, mas o que acontece é que isso vai variar de acordo com o setor. Por exemplo, na área de telecomunicações, onde há um número pequeno de empresas, o impacto foi menor - opina.

Os mais procurados

Pelo sim, pelo não, o TI Master perguntou aos mesmos consultores de RH quais são os profissionais de Tecnologia da Informação mais disputados pelo mercado curitibano.

Quando se trata de vagas de nível gerencial, o profissional de TI mais requisitado é, sem dúvida, aquele que tem uma visão ampla da empresa em que trabalha, que consegue aplicar seus conhecimentos técnicos de forma criativa, com foco na empresa, como gerentes de projeto e Chief Information Officers (CIO).

- Os CIOs estão sendo muito procurados. As grandes empresas já possuem esse cargo, ao contrário das pequenas, que, no entanto, possuem a função, exercida normalmente por gerentes de TI. Os empresários precisam de profissionais que tenham a capacidade de integrar os diversos departamentos, processos e pessoas - garante Bernt Entschev.

Para esses casos, estão sendo valorizados profissionais que sejam capazes de trabalhar com culturas organizacionais diferentes. Até porque há muitos estrangeiros trabalhando nas multinacionais instaladas em Curitiba e esses profissionais devem conseguir integrar diferentes formas de trabalho.

Gino Oyamada, da ASAP, aponta para a por profissionais que tenham visão ampla e sistêmica e que conheçam sistemas financeiros e de controladoria.


Pág.: 2>>Técnicos


Voltar


Dê sua opinião
O que você achou desta matéria?
Excelente
Boa
Regular
Fraca
E-mail (opcional):

Comentários:


    

Leia também

Matérias Relacionadas
http://www.debernt.com.br
http://www.fesa.com.br
http://www.employer.com.br
http://www.manager.com.br
http://www.grupofoco.com.br


 


[ Campus | Jobcenter | Revista TI | Anuncie Aqui | Sobre ]
[ Política de Privacidade ]


©1999 - 2006  TI Master - Seu upgrade profissional.
Todos os direitos reservados, reprodução não autorizada.



Revista TI

Busca por
palavra-chave:




Navegue pela
REVISTA TI


 Ok




. Pós-Graduação: MBA em Gerência de Projetos Padrão PMI
Conheça o MBA em Gerência de Projetos Padrão PMI. Faça já sua inscrição.
18.9.2012

Outras Matérias
Pós-Graduação em Design Digital
(11.9.2012)
MBA em Marketing Digital
(27.8.2012)
MIT em Engenharia de Redes
(23.8.2012)
Infnet capacita alunos na Governança da TI
(23.8.2012)
MBA em Comércio Eletrôncio
(23.8.2012)
MIT em Desenvolvimento Mobile
(23.8.2012)
Presidente da Brasscom analisa projeções da TI
(22.8.2012)
Infnet divulga MBA em Gerência de Redes
(26.7.2012)
Líder no mercado em EAI e SOA divulga suas vagas
(17.7.2012)
Diretor da Trigital analisa tendências de mercado de TI
(17.7.2012)
Internit dá dicas para candidatos interessados no mercado
(10.7.2012)
Pós-graduação MIT Engenharia de Software com Java
(9.7.2012)
IBM divulga oportunidades durante Feira de Empregabilidade
(3.7.2012)
Grandes empresas divulgam oportunidades em evento do Infnet
(28.6.2012)
MBA em design estratégico
(8.6.2012)