Clique!

 
Matérias

4 de março de 2002

De técnico para gestor.
É hora de mudar?


O que fazer na hora de assumir a área gerencial de uma empresa e deixar de atuar como técnico? Profissionais de TI que passaram por esta experiência contam o melhor e o pior desta migração

Por Alexandre Carvalho


Um fato que tem se tornado muito comum nos últimos anos é a migração de profissionais de TI da área técnica para a área de gestão, um campo cada vez mais valorizado dentro das empresas, em qualquer ramo de atividade.

Imagine a seguinte situação: um profissional de TI trabalha há alguns anos na área de desenvolvimento de sistemas e em um determinado momento decide dar um outro rumo à sua carreira. Logo, ele percebe que tem um dom ou uma admiração pela área de gestão e começa a se interessar pelo assunto. A partir daí, ele se pergunta: Como e quando iniciar este tipo de mudança? Que conseqüências isso pode trazer para minha vida profissional?

O TI Master já fez uma matéria com dicas de profissionais de RH sobre habilidades que um candidato a gerente precisa desenvolver. Agora, resolvemos ouvir a opinião de quem passou por essa experiência e, por isso, pode dizer o que há de pior e de melhor nessa migração.

Hora de mudar. E agora?

No início, as dúvidas costumam ser muitas e se o profissional não se preparar bem para essa mudança, o resultado pode ser desastroso, prejudicando não só sua carreira como também a empresa onde trabalha. Há situações em que muitos profissionais decidem voltar à sua área de atuação original, por não conseguirem se adaptar às novas funções ou simplesmente por saudade de “botar a mão na massa”, como nos velhos tempos.

- Conheço o caso de um profissional que migrou da área de sistemas para a área de gerência de projetos e depois se arrependeu, porque ele era o melhor analista da empresa e acabou virando um gerente de projetos mediano. Depois, foi demitido porque não conseguiu atingir as expectativas. Hoje ele reassumiu a função de analista e está em uma multinacional - conta o gerente de Desenvolvimento da Neoris Brasil, Leonardo Grossi.

Formado em Processamento de Dados e atualmente cursando Mestrado em Administração de Empresas, Grossi acredita que esse tipo de migração é uma tendência natural para muitos profissionais. A prova disso, segundo ele, é que a maioria dos executivos das grandes empresas de tecnologia trabalhavam como analistas ou engenheiros.

- No meu caso, sempre quis atuar na parte gerencial. Cursei Processamento de Dados porque sabia que era a forma mais fácil de entrar no mercado de trabalho, que sempre ofereceu um número maior de vagas para a área técnica. Uma vez no mercado, dei início à minha busca por cargos de gestão – diz Grossi, que trabalha com TI desde 1997 e atua como gestor há dois anos.

O diretor Comercial e de Marketing da ATPS Informática, Antonio Luiz Gouveia, também tinha o mesmo interesse de Grossi em ocupar cargos gerenciais. Mas, no caso dele, a mudança foi radical. Depois de alguns anos atuando como técnico, em 1995 ele tomou coragem e decidiu montar sua própria empresa.

- Na verdade, sempre desejei ter o meu próprio negócio. Quando percebi que em uma grande corporação havia muitos fatores que impossibilitavam meu crescimento profissional, resolvi partir para a "carreira-solo" - explica Gouveia.


Pág.: 2>>Vocação ou talento a ser desenvolvido?
Pág.: 3>>Vantagens e desvantagens


Voltar


Dê sua opinião
O que você achou desta matéria?
Excelente
Boa
Regular
Fraca
E-mail (opcional):

Comentários:


    



 


[ Campus | Jobcenter | Revista TI | Anuncie Aqui | Sobre ]
[ Política de Privacidade ]


©1999 - 2006  TI Master - Seu upgrade profissional.
Todos os direitos reservados, reprodução não autorizada.



Revista TI

Busca por
palavra-chave:




Navegue pela
REVISTA TI


 Ok




. Pós-Graduação: MBA em Gerência de Projetos Padrão PMI
Conheça o MBA em Gerência de Projetos Padrão PMI. Faça já sua inscrição.
18.9.2012

Outras Matérias
Pós-Graduação em Design Digital
(11.9.2012)
MBA em Marketing Digital
(27.8.2012)
MIT em Engenharia de Redes
(23.8.2012)
Infnet capacita alunos na Governança da TI
(23.8.2012)
MBA em Comércio Eletrôncio
(23.8.2012)
MIT em Desenvolvimento Mobile
(23.8.2012)
Presidente da Brasscom analisa projeções da TI
(22.8.2012)
Infnet divulga MBA em Gerência de Redes
(26.7.2012)
Líder no mercado em EAI e SOA divulga suas vagas
(17.7.2012)
Diretor da Trigital analisa tendências de mercado de TI
(17.7.2012)
Internit dá dicas para candidatos interessados no mercado
(10.7.2012)
Pós-graduação MIT Engenharia de Software com Java
(9.7.2012)
IBM divulga oportunidades durante Feira de Empregabilidade
(3.7.2012)
Grandes empresas divulgam oportunidades em evento do Infnet
(28.6.2012)
MBA em design estratégico
(8.6.2012)